quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O impacto avassalador das privatizações no mundo/Documentário Catastroika

Documentário Catastroika Discute o Impacto Avassalador das Privatizações

Em apenas dois meses, o filme Catastroika  já foi assistido por mais de meio milhão de internautas em todo o mundo. A versão com legendas em português mais visualizada através do Youtube alcançou, em pouco mais de um mês, 30 mil acessos. A razão do sucesso está, possivelmente, na abordagem de um tema que interessa a cidadãos de qualquer país: as privatizações massivas de bens públicos. O documentário, com 87 minutos, denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos, Grécia e outros países.

Produzido por gregos, o roteiro e a direção são assinados pelos jornalistas Aris Chatzistefanou e Katerina Kitidi. O documentário também busca apontar as iminentes consequências da atual venda de ativos públicos da Grécia, exigida para fazer frente à enorme dívida soberana do país. É traçado um futuro crítico para o país, caso o modelo econômico neoliberal seja levado adiante sob a tutela financeira internacional.

A argumentação de Catastroika se vale de notícias de jornal, documentos, evidências factuais e depoimentos. Acadêmicos e especialistas de diversos países falam sobre o estrangulamento dos serviços públicos fundamentais, os ataques contra a democracia na Europa, os programas de privatizações e as medidas de austeridade do governo grego.

Distribuição

Lançado no dia 26 de abril, o Catastroika foi produzido na Grécia a partir do auxílio coletivo de várias pessoas, que contribuíram tanto financeiramente quanto através de ideias. O documentário está disponibilizado para distribuição gratuita, através da licença Creative Commons. Para as transmissões por televisão e cinema, é possível obter de arquivos de alta resolução em vários idiomas.

A mesma equipe lançou, no ano passado, o documentário Debtocracy (Dividocracia), que já possui milhões de acessos em todo o mundo. O filme revela aspectos da crise econômica pela qual passam os países periféricos da União Europeia, em especial a Grécia.
Texto extraído do blog de http://eticaecidadania-odetedan.blogspot.com.br/

8 comentários:

O Sibarita disse...

Pois é Dona Moça! Essa onda de privatição do bem público em qualquer pais do mundo leva o povo a miséria e ainda mais, quando a privatição é feita a preços extremamente baixo e ou quando esse dinheiro é desviado e quase sempre o é! Aimopai ai lenhado fica o povo! kkk

Expemplos no Brasil não faltam: Não nos esqueçamos da PRIVATARIA TUCANA que entregou tudo ao capial estrangeiro a preço de banana e ainda assim o dinheiro ninguém sabe, ninguém, viu! Quem souber morre! kkkkkkkkkk

Com essa privataria dos tucanos o povo ficou engabelado na Telefônia a mais cara do mundo, a energia elétrica a mais cara do mundo também e por ai vai...

Até a Petrobrás eles mudaram o nome para PetroBRAX gastando milhões do povo brasileiro para isto, colocou um presidente da Petrobrás imposto pela GLOBO o FRANCÊS JUDEU HENRI PHILIPPE REICHSTUL. O Henri só não entregou a Petrobrás aos americanos porque paramos as refinárias por mais de trinta dias de greve exigindo a volta do nome da Petrobrás e a saída do Henri, FHC colocou Exercito e os cambaus para voltar a normalidade das refinárias e não teve jeito, nenhum funcionário, compareceu mesmo com ameaça de demissão em massa o que ocorreu efetivamente em todo Brasil. Quando ele viu que não tinha como controlar a greve ele demitiu o Henri e sabe o que Henri assumiu no dia imediato a sua demissão? Foi ser presidente das organizações Globo eis como os tucanos trabalharam contra o pais, quem mandava não era FHC e sim Roberto Marinho, pode, é? kkk Qualquer dia desse quiserem falo sobre isso e porque a energia elétrica produzida no Brasil é barata e nós pobres viventes pagamos o QUILOWATT/HORA em dolar por causa do FHC, aí tá bom né? kkkkkkkkkkkkk

O Sibarita

ELANE, Mulher de fases! disse...

Nossa Sibarita, eu não sabia disso, obrigadaaaa!!!adoreii e ainda falam q só o PT que é máfioso,kkk

Anônimo disse...

Realmente isso é uma vergonha, Estou indignada... Isto é falta de inteligência. Bjs adorei o seu blog e as suas postagens.
Ass: Professora luiza

O Sibarita disse...

ô dona moça! Não vai postar mais não, é? Acho que a privataria Tucana lhe pegou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Sibarita

ELANE, Mulher de fases! disse...

Adorei sua visita professora Luiza , Bjo Sibarita, to voltando,kkkk

Anônimo disse...

Oi!!
Achei muito interessante o que o Sibarita disse, e também o seu post...
Acho ridículo essa privataria tucana e o que Sibarita disse é pura verdade!
Achei muito bom a Dilma ter ganho, porém eu acharia bom também o Aécio ganhar para ver o que os trouxas iam falar, porque eles vivem falando sobre o metrô e aqles argumentos de bicho veio, ah, esqueci que eles não sabem que depende dos deputados e prefeito liberarem a verba que o presidente enviou. kkkkkk tenho tanta pena desse povo desinformado que votou em Aécio, e ainda não consigo acreditar como Fernando Henrique Cardoso foi nosso presidente sendo tão preconceituoso assim. Ele só fala asneira e faz merda! Beijos. Sumiu é?! Sou tua admiradora secreta, nunca falo meu nome quando comento kkkk!

Anônimo disse...

Oi!!
Achei muito interessante o que o Sibarita disse, e também o seu post...
Acho ridículo essa privataria tucana e o que Sibarita disse é pura verdade!
Achei muito bom a Dilma ter ganho, porém eu acharia bom também o Aécio ganhar para ver o que os trouxas iam falar, porque eles vivem falando sobre o metrô e aqles argumentos de bicho veio, ah, esqueci que eles não sabem que depende dos deputados e prefeito liberarem a verba que o presidente enviou. kkkkkk tenho tanta pena desse povo desinformado que votou em Aécio, e ainda não consigo acreditar como Fernando Henrique Cardoso foi nosso presidente sendo tão preconceituoso assim. Ele só fala asneira e faz merda! Beijos. Sumiu é?! Sou tua admiradora secreta, nunca falo meu nome quando comento kkkk!

ELANE, Mulher de fases! disse...

Eita ganhei uma admiradora kkkkk. Obrigada pessoal pelos coments!!!!